Facebook ou Instagram. Qual é a melhor rede social para o seu negócio?
Em qual delas você deve investir mais e por quê?
Qual é a melhor rede social para sua empresa?
Afinal de contas, existe uma rede social específica para cada negócio ou devemos investir em todas?
Se você possui um negócio e deseja fazer publicidade na internet certamente já deve ter feito esses mesmos questionamentos.
A força das redes sociais é algo que não podemos negar ou contestar, elas estão incorporadas ao nosso cotidiano, elas Influenciam a forma como nos relacionamos e consumimos informações, produtos e serviços.
Deixar seu negócio fora é deixar de aproveitar um campo fértil de oportunidades de negócio.
Seus clientes potenciais provavelmente estão em pelo menos uma rede social e você precisa localizá-los, conhecê-los e relacionar-se com eles.
Atualmente o Facebook e Instagram somam juntos mais de 2,4 bilhões de contas ativas. Bastante não é mesmo!
Esses usuários gastam em média um de cada cinco minutos em dispositivos móveis nessas duas redes sociais, inspirando-se, criando conteúdos, interagindo e descobrindo pessoas e marcas, transformando o Facebook e Instagram em duas grandes ferramentas geradoras de negócios para empresa.
Por que o Facebook?
O que faz o Facebook ser uma ferramenta indispensável para seu negócio é seu grande volume de usuários.
Hoje a rede é a mais usada em todo mundo, para nós ele torna-se ainda mais relevante, pois o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários, perdendo apenas para os EUA.
Empresas de diversos portes e segmentos utilizam o Facebook em suas estratégias de marketing digital.
Nele é possível segmentar um público alvo e trabalhar objetivos específicos como:
Aumentar audiência;
Criar reconhecimento;
Ser encontrado;
Gerar leads;
Impulsionar as vendas e conquistar fidelidade do seu cliente.
O Facebook oferece uma gama de plataformas que auxiliam na administração da sua página possibilitando o gerenciamento das ações, conteúdos, comunicação com a audiência, produção de anúncios, análise das métricas, além de treinamentos que possibilitam otimizar os resultados do seu negócio.
A rede ainda permite trabalhar conteúdos variados como textos, fotos e vídeos, que poderão ser indexados ao Google, e anexar links externos que se conectam ao site da sua empresa.
Por que o Instagram?
O Instagram é a rede social de grande alcance que vem ganhando adeptos com muita velocidade e encontra-se no seu auge de sua popularidade.
É uma ferramenta simples e bastante visual que pode ser inserida nas estratégias de marketing digital para aumentar o reconhecimento da sua marca, despertar o interesse das pessoas em seu negócio e gerar vendas.
Com uma conta comercial no Instagram é possível segmentar um público específico e trabalhar diferentes objetivos.
O Instagram conta com as vantagens publicitárias do Facebook compartilhando ferramentas de gestão que possibilitam administrar sua página, criar anúncios e analisar métricas sobre o desempenho dos conteúdos e campanhas publicitárias.
Com foco em conteúdos visuais é possível trabalhar fotos e vídeos criativos para despertar o interesse e atrair seguidores.
Mas em qual é a melhor rede social digital para investir?
Tenha ciência de que você não precisa estar presente em todas as redes sociais disponíveis na internet, não é viável muito menos saudável para seu negócio.
No caso do Facebook e Instagram que pertencem ao mesmo grupo é possível vincular as contas e gerenciar tudo através de uma única ferramenta, trabalhando as redes em conjunto e estrategicamente.
Mas antes de abrir uma conta ou realizar investimentos é necessário analisar três pontos:
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Segmento e Público
Para saber qual rede trará mais resultados para seu negócio você deve observar o segmento e o público alvo da sua empresa.
O Facebook por exemplo possibilita trabalhar diversos segmentos de produtos e serviços no mercado. Possui um público mais maduro que utiliza a rede como fonte de informação.
Já o Instagram é uma rede que maior apelo visual, é mais indicada para negócios que possam explorar esse recurso como moda e culinária, podendo se entender para outros segmentos.
Possui um público mais jovem que utilizam a rede com entretenimento e descobertas de pessoas, marcas e empresas.
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Objetivo
O objetivo do seu negócio dentro da internet é outro ponto a ser observado na hora de definir qual é a melhor rede social para a sua marca estar atuando.
Empresas de todos os tipos estão fazendo marketing no Facebook e Instagram para serem descobertas pelo seu público, compartilhar conteúdos de valor, atrair audiência, exibir seus produtos e impulsionar suas vendas.
Você pode adotar estratégias de Inbound Marketing no Facebook ou trabalhar o Branding da sua marca no Instagram, por exemplo.
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Recursos
Os recursos que você dispõe para investir no marketing online do seu negócio é determinante na escolha de qual e de quantas plataformas aderir.
Se você possui poucos recursos opte por fazer o marketing digital em uma única rede social, aquela que mais se encaixa no perfil do seu público alvo, dessa forma você otimiza seus resultados aumentando a relevância da marca dentro dessa plataforma.
Facebook e Instagram podem ser um grande aliado nas estratégias de marketing digital, suas características fazem dessas duas redes sociais excelentes ferramentas para conseguir alcance e engajamento com seu público.
Esperamos que esse conteúdo seja útil para você e sua empresa e que te ajude a conseguir incríveis resultados nas redes sociais digitais.
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