Atualizações do WhtasApp traz recurso de compartilhamento de arquivos que promete desbancar os e-mails.
O mais popular aplicativo de mensagens do mundo, o WhatsApp, com cerca de 1.2 bilhão de usuários ativos, anunciou essa última semana uma nova versão do sistema 2.17.255, que já está disponível tanto para aparelhos Android como iOS.
A nova atualização do WhatsApp permite o compartilhamento de arquivos de qualquer formato, com limite de tamanho de cada arquivo de 100 MB. Os arquivos agora não precisam mais ser comprimidos para serem compartilhados, o que comprometia consideravelmente a qualidade das imagens.
O update amplia o uso do aplicativo no ramo corporativo, pois traz suporte para arquivos de uso comum nas empresas como PDF e Word, agilizando de forma eficiente a comunicação com funcionários e clientes. Pondo em desuso, o velho, porém não menos importante, e-mail.
Fim do e-mail
Será que o WhatsApp reúne funções suficiente para acabar com o e-mail?
O e-mail é um canal de comunicação relativamente antigo no meio digital. É amplamente utilizado por usuários comuns e empresas, para se comunicar, gerar negócios ou relacionamentos.
O e-mail pode ser adotado nas estratégias de venda de marketing digital, captando e nutrindo leads. É uma ferramenta de uso tradicional, de baixo custo de investimento e excelente retorno (ROI)
– Para saber mais sobre como desenvolver uma campanha de e-mail marketing para seu negócio clique AQUI.-
Para ganhar notoriedade e mais adeptos, o WhatsApp investe em soluções inovadoras para gerar mais negócios através de sua plataforma.
WhatsApp para empresas
O WhatsApp está sempre inovando com novos recursos, em março deste ano, anunciou os testes de um sistema para empresas.
O sistema permitirá que as marcas falem diretamente com os usuários do aplicativo, gerando mais oportunidades de negócio em uma abordagem mais direta. Os testes ainda estão em fase inicial e terá custos para a empresa, mas não para o usuário comum.
Outas vantagens do e-mail
Dentre as várias funcionalidades do e-mail, uma das mais relevantes é seu valor como prova judicial. Os e-mails podem ser utilizados para comprovar fechamento de negociações, ameaças, chantagens, etc.
As mensagens trocadas através do WhatsApp também podem ser utilizadas como provas, porém com uma certa cautela.
O aplicativo é alvo constante de golpes, como a clonagem das contas dos usuários, o que permite ciar falsas provas. Essa possibilidade de falsificação aumenta o rigor na validação dos conteúdos e a rejeição deles em ações judiciais.
Abordagem ao cliente
Todo usuário de e-mail é impactado diariamente por inúmeras mensagens promocionais. Como ferramenta comercial, o e-mail é uma forma menos invasiva de uma marca se comunicar com seu público alvo e oferecer seus serviços e produtos.
Porém ser impactado através do WhatsApp por mensagens promocionais, pode ser recebido com hostilidade pelos usuários do aplicativo. O critério de seleção para recebimento de conteúdo é bem maior no WhatsApp, pois impacta diretamente na disponibilidade de memória, que é bem menor que dos computadores.
São abordagens distintas que não podem faltar nas estratégias de marketing digital do seu negócio. O que deve ser levado sempre em consideração para utilização de ambas, é a permissão do usuário para tornar a comunicação mais eficiente.