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A importância das datas comemorativas para o seu negócio

Datas comemorativas: a importância e como usar na sua estratégia de comunicação e marketing

Ao longo do ano, temos comemorações de diversas datas especiais, desde o Dia das Mães até o Dia Mundial do Arroz. Essas comemorações não são importantes apenas para as pessoas e coisas homenageadas em seus respectivos dias, mas também desempenham um papel fundamental para quem trabalha com comunicação e marketing.

 

Adapte o seu calendário ao seu segmento

Não é novidade que o brasileiro ama ter motivos para comemorar. Por isso, as marcas investem tanto em datas como Natal, Dia dos Pais, Dia das Crianças, e outras. Para ampliar a presença digital da sua empresa, fidelizar clientes e atrair novos potenciais consumidores, é necessário pensar fora da caixa. Apesar de não haver problema em realizar campanhas voltadas ao Natal, é importante e inteligente valorizar o segmento em que sua marca está inserida, adaptando o calendário para comemorar também as datas exclusivas do seu nicho. Desta forma, você fala com seu público e tem uma comunicação mais assertiva.

 

7 formas de trabalhar datas comemorativas no seu calendário comercial

 

Conteúdos educativos

Sua marca pode criar conteúdos educativos para as redes sociais como dicas. Por exemplo, se sua empresa está inserida no segmento da saúde, o time de marketing pode desenvolver um carrossel, um vídeo explicativo ou uma ilustração educativa sobre a importância da saúde mental no Dia Mundial da Saúde Mental.

Engajamento

Lance um desafio através das redes sociais, incentivando as pessoas a compartilharem suas práticas saudáveis. Essa ação pode ser aplicada em diferentes segmentos. Seja sua empresa uma academia ou uma clínica de estética, esta é uma oportunidade perfeita para demonstrar preocupação com seus clientes/seguidores e engajar as redes sociais.

Sessões de perguntas e respostas (Q&A)

Sua empresa pode realizar uma sessão interativa nas redes sociais, respondendo às perguntas de seus seguidores e abordando tópicos que sejam relevantes para o dia que está sendo comemorado.

Campanhas comerciais

Use uma data comemorativa como gatilho de lançamento para uma campanha comercial. Sua marca pode atrair atenção dos consumidores e impulsionar vendas enquanto celebra uma data comemorativa.

Causas sociais

Trabalhar uma data comemorativa através de causas sociais é uma forma significativa de fortalecer a imagem da sua marca, engajar a comunidade e criar impacto positivo.

Ações de endomarketing

Celebrar datas comemorativas por meio de ações de endomarketing, como por exemplo eventos e celebrações internas, é uma maneira eficaz de fortalecer o espírito de equipe, aumentando o engajamento dos colaboradores e promovendo uma cultura organizacional positiva.

Informativo

Ao usar a estratégia do “Informativo” na celebração de datas comemorativas, sua marca visa a criação de conteúdos com o objetivo de informar, educar e envolver o público-alvo em temas relacionados ao que está sendo celebrado. Ainda, pode destacar produtos, serviços e experiências que estejam alinhados com a ocasião.

 

Em quais segmentos pode-se usar essas estratégias?

Não há limites de nicho para a comemoração de datas comemorativas. Seja seu negócio voltado à tecnologia, uma agência de eventos, uma empresa de engenharia ou até mesmo uma dedicada ao marketing digital, a mágica está em pensar estrategicamente quais datas podem acrescentar algo à sua marca.

 

Calendário de datas comemorativas

Pensando em ajudar os produtores de conteúdo, sejam profissionais ou não,e otimizar processos de planejamento, a MKT REAL criou calendários exclusivos com datas comemorativas de diversos segmentos. Basta clicar no link correspondente ao setor da sua empresa e explorar as datas que podem gerar ações positivas para o seu negócio:

 

Exemplos de ações em datas comemorativas nas redes sociais

 

Case 1

A MKT Real realizou uma ação voltada ao incentivo à leitura no Instagram do Colégio Monte, que atua no segmento da educação. No Dia do Leitor, foram indicados livros importantes no âmbito da literatura e educação.

Case 2

No Dia do Fotógrafo, a MKT Real fez um post em forma de guia indicando profissionais de diversos segmentos para seus clientes e seguidores. Essa ação, além de prestar uma homenagem merecida aos fotógrafos renomados da região, ainda constrói um relacionamento positivo e demonstra conhecimento de mercado.

Não perca tempo, aplique essas estratégias ao seu negócio e transforme datas comemorativas em uma oportunidade de impulsionar sua marca. Acompanhe a MKT Real nas redes sociais para ficar por dentro de tudo sobre Marketing Digital e receber mais dicas exclusivas. Além disso, que tal compartilhar os calendários com os colegas que também produzem conteúdo?