5 motivos para você usar o Google Meu Negócio e aumentar a visibilidade da sua empresa na internet
Veja como o Google Meu Negócio pode aumentar a visibilidade da sua empresa na internet, reforçar confiança do público e garantir novas oportunidades de negócios
O Google possui um grande repertório de produtos digitais que vão muito além da pesquisa web. A plataforma oferece diversas ferramentas que conectam você a seus clientes, entre elas está o Google Meu Negócio.
Se você não a reconhece pelo nome certamente vai lembrar de tê-la visto nos resultados de pesquisa do Google, uma caixa de informações localizada ao lado direito da tela contendo nome da empresa, endereço, contatos, site, avaliações e fotos.
Essa caixa de informações é gerenciada através do Google Meu Negócio e tem um grande impacto na visibilidade da sua empresa na internet.
Então, se você não usa o Google Meu Negócio, confira este post até o fim e veja boas razões para começar já!
O que é o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite você criar um perfil de negócio para que você se conecte com os clientes através da Busca do Google e no Google Maps, criar ofertas, manter suas informações atualizadas e identificar como as pessoas encontram seu perfil.
Portanto o perfil no Google Meu Negócio apresenta as principais informações sobre seu negócio como:
- Contatos
- Horários de funcionamento
- Site
- Links de reserva
- Fotos internas e externas do seu estabelecimento
- Cardápio
- Descrição de produtos ou serviços
- Comodidades que sua empresa oferece
- Avaliações de clientes
- Localização ou área de cobertura
- Postagens sobre seu produto ou serviço
Como funciona o Google Meu Negócio
Você cria um perfil no Google Meu Negócio através de e-mail Gmail. A plataforma auxilia no preenchimento de cada passo e na manutenção dos resultados gerando relatórios mensais e insights para produção de conteúdo.
O gerenciamento pode ser feito através de app (Andoid e iOS) ou desktop.
Digamos que você tenha uma agência de criação de sites no Rio de Janeiro, ao adicionar o seu negócio no GMN, as pessoas que, ao pesquisarem por “criação de sites” ou palavras-chave semelhantes, encontrarão o contato da sua empresa.
Quem pode ter uma conta do Google Meu Negócio
O perfil no Google Meu negócio só pode ser criado por empresas que atendem no local do cliente ou que têm um lugar físico.
Portanto, marcas, organizações, artistas e outras empresas que operam somente on-line não estão qualificadas para ter fichas do Google Meu Negócio.
As diretrizes de qualificação estão neste link.
Como cadastrar uma conta no Google Meu Negócio
Siga as etapas a seguir. São os passos básicos, pois, durante o preenchimento dos campos, outros poderão surgir de acordo com suas escolhas. Leia com atenção e clique em “próxima” quando for solicitado:
- No computador, abra o aplicativo Google Meu Negócio. Faça login na sua conta do Google ou crie uma.
- Insira o nome da sua empresa ou rede. Em alguns casos, será necessário colocar um marcador no local da filial em um mapa. Se o seu negócio não tem localização física, mas uma área de cobertura para atendimento, você poderá informá-la.
- Escolha se você quer exibir o local da sua empresa no Google Maps (lembrando que uma das intenções é fazer isso para ser encontrado, mas existe esta opção).
- Pesquise e selecione uma categoria de negócios. Você também pode optar por alternativa mais específica, se for mais apropriado.
- Insira um número de telefone ou URL do site da sua rede e clique em “concluir”. Dica: você pode criar um site gratuito na própria plataforma, a gente te explica mais logo abaixo.
- Selecione o tipo de verificação. Veja abaixo porque é importante realizá-la.
- Revise suas informações comerciais; veja se estão todas corretas. Quando você confirmá-las, tudo deverá estar pronto para ser mostrado aos seus clientes no Google.
- Agora que você criou a ficha, confirme sua empresa, e seus dados comerciais estarão qualificados para aparecer.
Verificação. Por que tenho que fazer?
Realizar a verificação no Google Meu Negócio é fundamental para que o perfil de negócio seja publicado e visualizado na Busca do Google e no Google Maps.
Além disso para a maioria das empresas, a verificação é feita através de uma solicitação de um cartão postal com um código de cinco dígitos enviado para o endereço cadastrado.
Porém, alguns tipos de empresa podem realizar a verificação através de chamadas, mensagens de texto e e-mails ou por meio do Google Search.
Caso tenha dificuldades nessa etapa entre em contato com o suporte do Google através do Fale Conosco.
Site gratuito do Google Meu negócio
Como falamos o Google Meu Negócio oferece para os perfis um site totalmente gratuito. Você pode editar todas as informações e configurá-lo para se tornar mais atrativo para os clientes.
Os recursos do criador de site permite inserir botões de chamada, pedidos de orçamento, agendamento de serviços e até compras, o que possibilita uma maior conversão e venda.
Entretanto em algum momento o Google irá oferecer a compra de um domínio próprio, que permite que você tenha e-mails personalizados da sua empresa.
05 motivos para utilizar o Google Meu Negócio
Grande parte do mundo usa o Google para fazer pesquisas, transforme essas pesquisas em resultados para seu negócio.
Com ajuda do Google Meu Negócio, sua presença digital é ampliada, elevando também as chances de novos clientes descobrirem seus produtos ou serviços na internet. E empresas verificadas no Google têm o dobro de chance de serem consideradas de confiança pelos usuários.
Imagine um potencial cliente que está a dois quarteirões da sua loja e à procura exatamente do que você faz de melhor. Ao pesquisar seus serviços no Google, o que ele encontrará, embora possa ter ouvido falar da sua empresa por meio de um conhecido ou ter visto sua placa?
Então, mantenha informações on-line precisas; informe seu horário de funcionamento, site, telefone e local. Reforce sua participação e imagem na web.
Ajuda na localização
Além do destaque de ter um perfil no Google Meu Negócio, essa ferramenta permite gerenciar como sua empresa aparece no Google Maps. Mais do que uma ficha descritiva, é um recurso que viabiliza a chegada dos clientes até você.
Receber avaliações de clientes
Outra vantagem do Google Meu Negócio é o campo para avaliação dos clientes, no qual você interage com eles e ganha confiança respondendo aos comentários. Sabia que, para os consumidores, as empresas que fazem isso são consideradas 1,7 vezes mais confiáveis do que aquelas que não dão a mínima para eles?
Essa é também uma forma de gerar oportunidades de crescimento, pois o contato pode fornecer pistas valiosas sobre as necessidades do seu público.
Ter fotos dos produtos
Estimule a interação deixando seus clientes sempre atualizados com fotos da sua empresa, produtos ou serviços.
A plataforma também exibe fotos publicadas pelo seus clientes quando analisam a sua página. Essas fotos não são gerenciadas pelo administrado, ou seja não podem ser alteradas ou excluídas.
Ter links
Direcione os clientes para seu site, whatsapp ou redes sociais para que possam conhecer melhor seu negócio. Ao criar um link no Google Meu Negócio para sua página principal, você torna sua presença on-line mais completa, integrada e profissional, gerando mais credibilidade.
Fazer postagens dos produtos e serviços
Você pode realizar três tipos de postagens diferentes no Google Meu Negócio. Postagens de ofertas, novidades, eventos e produtos.
Cada tipo de post tem um objetivo diferente e alguns como oferta e evento tem tempo para encerrar a visualização.
Utilizando as etiquetas
Elas servem para classificar empresas por segmento e detalhar sua descrição. Um exemplo: alguns restaurantes servem feijão e arroz; outros, comida chinesa etc. Ao indicar a cozinha (oriental, nordestina, italiana…), você aproxima ao máximo a definição.
Como fazer isso? Cadastrando palavras-chave com as etiquetas do Google Meu Negócio. Quanto mais termos específicos, melhor, para que as pessoas encontrem sua empresa ao buscar por diversas palavras.
Vamos supor que o cliente está em Natal, no bairro Tirol. Provavelmente, pesquisa assim: “restaurante italiano em Tirol, Natal”; “delivery de comida italiana em Tirol, Natal”.
Portanto, amplie seu alcance detalhando o cadastro e usando as tags. E coloque sua empresa “na vitrine” da internet quando uma pesquisa mais específica é feita.
Analisando os resultados com os relatórios e insights
Perfil criado, fotos inseridas, etiquetas ok! Não esqueça de analisar os resultados.
Aproveite os insights que o Google traz com os resultados de pesquisa do seu negócio com relatórios e gráficos que mostram como as pessoas encontraram sua empresa e como fizeram isso.
Os insights podem ser analisados por:
- Consulta de pesquisa
Essa sessão mostra o número de pessoas que pesquisaram sua empresa por nome ou categoria.
- Onde os clientes encontram você no Google
Mostra quantos clientes encontraram sua empresa por meio da Pesquisa Google ou do Maps.
- Ações dos clientes
Este gráfico mostra as ações realizadas depois de encontrar seu perfil no Google Meu Negócio como: cliques no site, ligações e solicitações de rotas.
- Solicitações de rotas
Esta seção mostra a quantidade de solicitações de rotas e onde as pessoas estavam quando solicitaram rotas até sua empresa.
- Chamadas
Esse gráfico exibe o total de chamadas realizadas e a tendências das chamadas por dia da semana ou hrário do dia.
- Fotos
O gráfico mostra quantas vezes suas fotos (proprietário e cliente) foram visualizadas e faz uma comparação as empresas concorrentes.
Todos os meses, são mais de 5 bilhões de buscas nele por restaurantes; 3 bilhões por hotéis; 1 bilhão de buscas por lojas de roupas; 600 milhões de pesquisas por salões de beleza; 5 milhões de pesquisas por cafeterias; entre outros milhares de negócios, produtos e serviços.
Então porque não aproveitar o grande potencial que o Google Meu Negócio oferece para ser encontrado com mais facilidade, não é?
Quer saber mais como potencializar os resultados no Google?Acesse as dicas abaixo!
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