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Sorteio nas redes sociais: dicas de como fazer e novidades sobre a lei!

Manter a transparência e seguir estas regras estão entre os segredos do sucesso no sorteio nas redes sociais. Conheça também mudanças na legislação, o que pode vir por aí em breve…

Sorteio nas redes sociais é, sem dúvida, um jeito rápido de aumentar engajamento, visibilidade e seguidores. Mas será que basta criar um post, ter um aplicativo para automatizar o processo e está tudo certo? E o que fazer para sua estratégia ser bem-sucedida? Veja as respostas, novidades e muito mais nos próximos parágrafos!

Sorteio nas redes sociais: vantagens

Os números falam por si: no Instagram, por exemplo, contas que fazem sorteios e promoções podem aumentar seus seguidores 70% mais rápido do que os perfis que não aderem ao método. É o que diz um levantamento da Tailwind.

Ainda segundo a pesquisa, as postagens ligadas a promoções nesta mídia digital têm cerca de 64 vezes mais comentários e 3,5 vezes mais curtidas se comparadas aos posts comuns. E 91% das publicações que conseguiram mais de 1000 comentários no Instagram são posts de promoções.

Só com estes dados, você já consegue perceber que impulsionar o número de seguidores e gerar engajamento estão entre as principais vantagens de um sorteio redes sociais. Outro benefício que vale a pena destacar é a geração de leads de e-mail marketing.

Uma das formas mais populares no Instagram é a marcação de amigos nos comentários. Essa técnica é excelente para ter grande alcance, pois cada usuário que recebe a notificação cria uma oportunidade nova ao indicar outras três ou quatros pessoas.

Além disso, você pode produzir sua própria tática e, com isso, obter vantagens variadas. Há quem faça sorteio redes sociais entre os que seguirem o perfil de uma página ou curtirem a fanpage, por exemplo, com isso aumentando seu número de seguidores.

Quais as melhores ferramentas para sorteio nas redes sociais?

  • AgoraPulse – é uma ferramenta de gestão que também cria sorteios no Instagram.
  • Sorteador – bastante intuitiva, faz um sorteio com base nos comentários de um post específico. Pode ser utilizada somente em contas de negócios, integradas ao Facebook, e lembra um pouco o SorteioGram.
  • SorteioGram – sua proposta é simplificar ao máximo a vida de quem faz sorteio redes sociais. Em poucos passos, o aplicativo escolhe o felizardo entre todos os que comentaram no post assinalado.
  • Tradable Bits – possui planos gratuitos e planos pagos. Para fazer sorteios gratuitos no Instagram, o plano mais simples pode ajudá-lo.
  • Wishpond – procurando uma ferramenta com múltiplas vantagens? A Wishpond permite realizar sorteios também no Facebook, no Pinterest e em seu site pessoal. Por suas funcionalidades pagas, é mais recomendada para quem tem um negócio ou está expandindo a empresa.

Escolher o aplicativo ideal para sua necessidade é uma parte importante, porém, não esqueça de conquistar – e manter – a confiança de quem está do outro lado da telinha. Vem comigo, que eu explico!

Transparência é fundamental em sorteio nas redes sociais; veja outros cuidados

Estabelecer regras para o sorteio redes sociais e deixá-las claras ao público é essencial para fazer a estratégia funcionar em seu favor. Do contrário, pode acabar gerando uma crise, perda de credibilidade, entre outras consequências desastrosas, ou seja, o “tiro sai pela culatra”. Confira mais:

  • Siga as regras que criou à risca. Nada de mudá-las no meio do caminho, deixando a audiência perdida e, pior, #chateada! Escolheu que o prêmio será dado para todos que simplesmente curtirem a foto? Cumpra! A dica serve para o formato com uso de hashtags, marcação de amigos etc.
  • Determine início e término; diga quando o sorteio redes sociais acontecerá. Isso ajuda a reforçar a transparência e ainda cria um senso de urgência.
  • Fique de olho nas diretrizes da mídia social digital que escolheu. As plataformas (e a internet) não são “terra sem lei”, como muitos pensam. Acesse as informações específicas para regras relacionadas a sorteios e promoções.
  • Lembre-se: existe uma taxa de fiscalização de promoções comerciais, uma remuneração prevista em lei pela prestação do serviço público de operacionalização do processo. Confira neste link. O formulário do Sistema de Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC) você encontra aqui.

Novidades sobre sorteio nas redes sociais

Desde 2018, é necessário pedir autorização ao Ministério da Fazenda do Brasil para realizar sorteios e promoções (antes, a documentação era enviada para a Caixa Econômica Federal).

A solicitação deve seguir acompanhada de documentos e do comprovante de pagamento da taxa, que varia de acordo com os prêmios oferecidos.

Mas o que pode acontecer com quem faz sorteio redes sociais sem atender às exigências da Lei 13.756/18? O texto do artigo 28 diz que as punições por não cumprir as normas ou cometer irregularidades incluem: cassação de autorização, proibição de sortear e multa de até 100% da soma dos valores prometidos.

É relevante esclarecer: no Brasil, a Lei nº 5.768, que regula as promoções comerciais foi criada em 1971. Ela diz: “Nenhuma pessoa física ou jurídica poderá distribuir ou prometer distribuir prêmios mediante sorteios, vale-brinde, concursos ou operações assemelhadas, fora dos casos e condições previstas nesta lei”.

O tema gera inúmeros questionamentos, e não é intenção deste post explorar os detalhes deles. No entanto, a principal pergunta é se as normas e condições realmente valeriam para promoções comerciais nas mídias sociais digitais.

Afinal, ações publicitárias envolvendo evoluções tecnológicas e modernas estratégias de marketing, expressões como “curtir”, “compartilhar” e “comentar” podem ser regidas por uma lei da década de 1970, quando nada disso era relevante, ou melhor, sequer existia?

Fazer sorteio sem autorização é ilegal? Sim. Tem gente que não liga para isso? Tem. A escolha é de cada um.

A boa notícia é que o sorteio de prêmios poderá ter seu procedimento simplificado. O Projeto de Lei 4.237/19, que tramita da Câmara dos Deputados, determina que promoções comerciais com valor de até R$ 20 mil não precisarão de autorização do Ministério da Economia.

Pelo jeito, em breve, alavancar produtos ou marcas em sorteio mídias sociais poderá ficar mais fácil, e adequado aos novos tempos!

Gostou? Então, compartilhe com quem vai curtir muito saber disso. Encontro você aqui no próximo post…

Até lá!

Leia mais:

https://rockcontent.com/blog/sorteio-no-instagram/

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5768.htm

http://www.fazenda.gov.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/regulacao/promocoes-comerciais

https://www.camara.leg.br/noticias/582668-sorteio-de-premios-de-pequeno-valor-podera-ter-procedimento-simplificado/