SEO Reverso. Como limpar os links negativos do Google

SEO Reverso

SEO Reverso. Como limpar os links negativos do Google

SEO Reverso. Aprenda a estratégia para proteger a reputação digital da sua empresa

Clientes insatisfeitos e concorrentes maliciosos podem atacar uma marca ou produto na internet a qualquer instante, facilmente. E o pior: na maioria das vezes, no anonimato, o que dificulta a gestão de denúncias ou queixas. Para contornar isso e muito mais, existe o SEO Reverso.

Sua essência é “eliminar” ao máximo as ocorrências ruins dos resultados das pesquisas nos mecanismos de buscas. É uma opção de defesa, uma estratégia valiosa de controle da reputação digital. Confira agora os detalhes e dicas para tirar proveito dela.

Antes, porém, é preciso explicar o conceito básico de SEO…

O que é SEO?

A sigla SEO vem de Search Engine Optimization (em português, otimização de sites para mecanismos de busca). Isso significa um conjunto de técnicas para melhorar a visibilidade – e, como resultados, conseguir aumento de tráfego na página, autoridade, leads e elevar o potencial de conversão de venda, tudo de forma orgânica.

Para Neil Patel, referência mundial em marketing na internet, “SEO é o processo de otimização do seu site e conteúdo para que os motores de busca tenham preferência por suas páginas, colocando-as no topo dos resultados para as buscas de uma certa palavra-chave”.

Agora você sabe o que é SEO. O próximo passo é descobrir como obter bom posicionamento com ele. Vamos lá!

Como o SEO te ajuda a ranquear nas primeiras páginas do Google

Funciona desse jeito: vamos supor que você escreva um artigo sobre cerveja artesanal e quer que o Google mostre você como um dos melhores resultados para todos os que procuram pelo termo “cerveja artesanal”. 

Portanto, o SEO é aquilo que é necessário trabalhar para que seu texto – e conteúdo – fique entre os primeiros resultados da página toda vez que alguém buscar pela palavra-chave, no caso “cerveja artesanal”. 

Ele envolve três peças fundamentais: o usuário que faz a pesquisa; você otimizando seu site (pode ser blog ou landing page também); e os mecanismos de busca (o Google é utilizado em 90% das vezes). 

O que o SEO Reverso tem a ver com tudo isso? Dá uma olhada a seguir…

O que é SEO Reverso?

Você viu que o SEO tem como objetivo dar destacar a um site na internet. Já o SEO Reverso, usa de técnicas similares para prejudicar e rebaixar o ranqueamento de conteúdos que prejudicam a reputação de uma pessoa ou marca.

Na prática, são utilizados outros conteúdo que irão se sobrepor no ranking de busca, colocando a publicidade negativa para longe das primeiras colocações e da primeira página do Google.

O resultado é evitar que consumidores em potencial acessem publicações negativas, notícias ou artigos injustos sobre a empresa.

Esse conceito que vem sendo utilizado recentemente tem como ideia central proteger a imagem de uma marca na web, realocando informações danosas para as páginas mais internas.

O SEO reverso está ligada a estratégia de gestão da reputação online e é extremamente válida para impedir que empresas sejam prejudicadas indevidamente por meio de publicidade negativa.

Reputação da marca e SEO Reverso

Um artigo negativo na primeira página de um site de busca é capaz de fazer um negócio perder cerca de 22% de seus clientes em potencial, segundo pesquisa. E o percentual pode chegar aos 60% com três menções negativas. Por isso, o sucesso de um negócio requer controle de reputação on-line e ferramentas como o SEO Reverso.  

A publicidade negativa na internet é, atualmente, uma das maiores frustrações para as empresas. Qualquer pessoa, com uma reclamação mínima que seja, pode causar danos consideráveis à imagem de um produto ou marca, graças à crescente popularidade das plataformas de redes sociais. 

SEO Reverso é um mecanismo de defesa também contra as táticas baseadas na veiculação de fake news, cada vez mais frequentes, infelizmente. Com ele, é possível combater atos de usuários mal-intencionados ou concorrentes desleais. 

Essa é a forma correta e aceitável do SEO Reverso: preservar a reputação atacada sem motivos, pois está diretamente ligado à gestão da imagem no meio digital, sendo eficaz na sobreposição de propaganda prejudicial. 

É válido ressaltar que, em alguns casos, sua utilização pode considerada antiética. O tema gera controvérsias que não cabem aqui neste momento. Entretanto, fique atento às situações nas quais seu uso é recomendado, assim como àquelas em que se torna questionável.

Na verdade, o limite depende basicamente de dois fatores: quem está interessado em rebaixar um conteúdo específico e os motivos para isso. O SEO Reverso não é considerado eticamente aceitável se a razão para esconder o conteúdo é uma denúncia importante, uma informação verdadeira e relevante, por exemplo.

Então, vamos às dicas para colocar o SEO Reverso em prática!

5 Dicas de estratégias de SEO Reverso

Confira essas dicas e limpe os links negativos sobre sua marca da primeira página do Google.

Dica 01: Identifique os sites que estão falando mal da sua marca

Primeiramente, identifique sites e outras fontes publicadoras de conteúdo negativo sobre seu produto ou empresa que estão nos primeiros resultados para palavras-chave interessantes que podem incluir sua marca.

Dica 02: Faça a análise dessas páginas

Analise os links páginas que trazem o conteúdo negativo sob a ótica dos mecanismos de buscas; visualize os fatores que impulsionam posicionamentos.

Dessa maneira, você define esforços e ferramentas para evitar o material indesejado na primeira página dos buscadores. Entenda o que faz com que as páginas prejudiciais estejam em destaque (backlinks, palavras-chave ou autoridade nas redes sociais?). Ao identificar as palavras, por exemplo, invista na produção de conteúdo rico e de qualidade com os mesmos termos. 

Dica 03: Coloque seus links na primeira página do Google

Planeje seu arsenal de novos conteúdos a serem conduzidos à primeira página, levando os comentários negativos para páginas com menor visibilidade nos resultados.  Use as técnicas de SEO e invista na criação de conteúdo relevante. 

Dica 04: Aumente a autoridade dos seus links

Escreva guest posts para utilizar links de outros domínios em suas publicações e aumentar a autoridade do endereço indicado, ampliando a possibilidade desse conteúdo superar as páginas negativas nas buscas.

Além disso, conte com especialistas em otimização, que possuem meios e expertise para conduzir as ações, porque o SEO Reverso pode exigir a geração intensa de conteúdos pesados para construir ligações de alta qualificação.

Dica 05: Se antecipe aos concorrentes e links negativos

Saiba que o momento ideal para lançar uma campanha de SEO Reverso é antes que os comentários negativos cheguem às posições mais altas. Cortar logo o mal pela raiz diminui o trabalho que você terá para combatê-lo posteriormente. 

A transformação digital alterou o modo como o consumidor lida com as empresas, impactando na jornada de compra. Reviews são levados em conta durante o processo de decisão.

Contudo ter uma reputação on-line positiva é ainda mais desafiador, porém, vital. Para superar dificuldades como o pouco controle sobre ela, existe o SEO Reverso. Que bom, concorda? Deixe seu comentário!