É uma forma de comprovar a veracidade dos dados através do estilo de vida e indícios de renda mostrados nas Redes Sociais.
Com a vida cada vez mais digital não é de se estranhar que empresas financeiras do mundo inteiro vêm avançando tecnologicamente na forma de realizar a análise de crédito dos seus clientes.
As chamadas Fintechs tomam a frente nessas ações, e utilizam as informações de redes sociais como facebook e Linkedin para definir se o cliente merece ou não o crédito solicitado.
As fintechs são startups de serviços financeiros totalmente online como a NUBANK, por exemplo, que oferecem mais eficiência com menos custos e burocracia.
A relação de crédito entre empresa e cliente está ligada a confiança, por isso a importância de saber quem está do outro lado e qual o nível de risco dessa operação.
Informações colhidas nas plataformas online podem comprovar nível de renda través dos restaurantes e lugares frequentados, podem-se confirmar parentescos, endereços através da geolocalização e até reconhecimento facial, tudo autorizado pelo usuário.
A pesquisa realizada nas redes diminui o risco de crismes de estelionato, mas possibilita também reconhecer a credibilidade de empresas e autônomos, verificando se seus produtos e serviços são bem aceitos no mercado ou não.