Planejamento estratégico de vendas para vender mais.

Planejamento estratégico de vendas para vender mais.

Os resultados do seu planejamento estratégico de vendas estão diretamente ligados à clara definição dos objetivos e dos processos de vendas.

 

Segundo um estudo realizado pelo SEBRAE, sobre o índice de mortalidade das empresas na cidade de São Paulo, mostrou que 27% das organizações fecharam as portas no seu primeiro ano de atividade. E aponta a ausência de planejamento estratégico como um dos principais motivos da causa mortis. A pesquisa mostra também que mais da metade das empresas entrevistadas não realizaram o planejamento dos itens básicos antes de iniciar as atividades.

Atualmente para sobreviver dentro do um mercado cada vez mais competitivo é necessário adotar medidas preventivas para antecipar-se aos riscos.

Então se você quer que sua empresa cresça e venda mais invista em bom planejamento estratégico de vendas, através dele serão definidos os objetivos e processos que a sua empresa precisará aplicar para capturar, conquistar e manter clientes.

Para criar um plano de vendas estratégico e eficaz é necessário desenvolver quatro importantes passos:

  1. Diagnóstico situacional

Nessa primeira fase do processo é realizada o diagnóstico situacional da empresa, analisando a cultura corporativa e o mercado que ela atua. Isso é necessário para absorver todo o conhecimento a respeito do negócio, visando o planejamento das soluções.

  1. Planejamento estratégico de soluções:

Realizado o diagnóstico situacional o próximo passo é desenhar o planejamento estratégico. Nessa fase, o objetivo é traçar as ações e definir ferramentas que irão oferecer um retorno positivo sobre o investimento realizado.

Dentro dessa fase são realizadas também a aprovação do plano e a criação do pacote de tarefas.

  1. Execução

Seguindo o cronograma de planejamento estratégico, nessa fase serão realizadas as ações previstas.

  1. Controle

Não basta somente planejar. Sem o acompanhamento, análise e controle nenhum planejamento conseguirá dar bons resultados.

Essa etapa é muito importante, pois permite o aprendizado como um todo, bem como a evolução e o aperfeiçoamento contínuo do processo de venda.

Independentemente de qual fase encontra-se sua empresa, possuir um planejamento estratégico e adotá-lo como prática contínua é fundamental para evitar falhas no processo de vendas.

Com o controle do setor de vendas da sua empresa, será mais assertivo fazer projeções de crescimento e investimentos e consequentemente do sucesso do seu negócio.

Com mais de 10 anos de experiência com vendas, a Mkt Real desenvolve processos e planos de vendas específicos para cada empresa e mercado. Aplicando as estratégias de marketing mais

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