Os resultados do seu planejamento estratégico de vendas estão diretamente ligados à clara definição dos objetivos e dos processos de vendas.
Segundo um estudo realizado pelo SEBRAE, sobre o índice de mortalidade das empresas na cidade de São Paulo, mostrou que 27% das organizações fecharam as portas no seu primeiro ano de atividade. E aponta a ausência de planejamento estratégico como um dos principais motivos da causa mortis. A pesquisa mostra também que mais da metade das empresas entrevistadas não realizaram o planejamento dos itens básicos antes de iniciar as atividades.
Atualmente para sobreviver dentro do um mercado cada vez mais competitivo é necessário adotar medidas preventivas para antecipar-se aos riscos.
Então se você quer que sua empresa cresça e venda mais invista em bom planejamento estratégico de vendas, através dele serão definidos os objetivos e processos que a sua empresa precisará aplicar para capturar, conquistar e manter clientes.
Para criar um plano de vendas estratégico e eficaz é necessário desenvolver quatro importantes passos:
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Diagnóstico situacional
Nessa primeira fase do processo é realizada o diagnóstico situacional da empresa, analisando a cultura corporativa e o mercado que ela atua. Isso é necessário para absorver todo o conhecimento a respeito do negócio, visando o planejamento das soluções.
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Planejamento estratégico de soluções:
Realizado o diagnóstico situacional o próximo passo é desenhar o planejamento estratégico. Nessa fase, o objetivo é traçar as ações e definir ferramentas que irão oferecer um retorno positivo sobre o investimento realizado.
Dentro dessa fase são realizadas também a aprovação do plano e a criação do pacote de tarefas.
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Execução
Seguindo o cronograma de planejamento estratégico, nessa fase serão realizadas as ações previstas.
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Controle
Não basta somente planejar. Sem o acompanhamento, análise e controle nenhum planejamento conseguirá dar bons resultados.
Essa etapa é muito importante, pois permite o aprendizado como um todo, bem como a evolução e o aperfeiçoamento contínuo do processo de venda.
Independentemente de qual fase encontra-se sua empresa, possuir um planejamento estratégico e adotá-lo como prática contínua é fundamental para evitar falhas no processo de vendas.
Com o controle do setor de vendas da sua empresa, será mais assertivo fazer projeções de crescimento e investimentos e consequentemente do sucesso do seu negócio.
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