MKT Real

MKT Real

Modelo de Negócio. 09 passos para criar seu

Deseja colocar sua ideia de negócio em prática? Inicie pela criação do seu modelo de negócio e descubra como rentabilizar sua empresa e formular sua proposta de valor.

 

O que é um Modelo de Negócio?

O Modelo de Negócio é a forma como uma empresa cria, entrega e captura valor. Em outras palavras, é a fórmula que transforma time, produto e gestão em receita, lucros e retorno para os acionistas.

Para que sua empresa tenha sucesso o seu modelo de negócio precisa funcionar, onde cada passo é pensado e planejado e juntos funcionam como uma engrenagem, fazendo com que o projeto seja absorvido pelo mercado e obtenha crescimento em escala.

O Modelo de Negócio não precisa ser estático, pois é nessa fase que a empresa testa e descobre o que pode e o que não pode dar certo. Por isso abuse dos testes e valide suas ações e direcionamentos com seu público alvo, e se for necessário mudar, mude. Refaça!

Modelo de Negócio X Plano de Negócio

O modelo de negócio precede o plano de negócio, pois é muito mais simples e dinâmico para o entendimento sistêmico e orgânico da ideia de negócio.

É nessa fase onde se desenvolve a lógica de criação de uma empresa, fazendo com que a avaliação de validação seja mais rápida e prática, para depois aprofundar os conhecimentos para a montagem de um plano de negócios detalhado.

Como criar um Modelo de Negócio?

Se você tem uma ideia extraordinária de negócio, mas não sabe como desenvolver ou iniciar esse empreendimento. Nós vamos te ajudar a montar seu modelo!

 Responda os questionamentos abaixo e observe os direcionamentos estratégicos que poderão ser tomados. Depois faça uma análise a respeito das respostas.

Pegue papel e canetas e comece:

  1. Qual a sua proposta de valor? O que você oferece é único no mercado?
  2. Quais os segmentos de clientes? Quem é o cliente final?
  3. Quais suas principais atividades? O que exatamente você realiza, e que irá consistir no produto ou serviço ofertado?
  4. Quais suas parcerias estratégicas? Quais empresas ajudarão a compor melhor essa oferta?
  5. Quais suas fontes de receita? Como você cobra e quais são os drivers de receita?
  6. Qual sua estrutura de custo? Quais drivers são geradores de custos?
  7. Quais os recursos principais? Qual a infraestrutura, recursos ou serviços de base?
  8. Quais são seus canais de comunicação e distribuição? Como o produto chega até o cliente?
  9. Como será o relacionamento com o cliente? Como a empresa e a marca se comunicam com ele?

Com essas nove perguntas podemos explorar as ideias de negócios e estimular a busca e a pesquisa de soluções corporativas com mais precisão e dinamismo, fazendo com que as oportunidades sejam aproveitadas em sua máxima potencialidade.

Uma ferramenta que poderá ajudar na criação e montagem do seu Modelo de Negócio é o quadro Canvas.

O quadro Canvas é dividido em quatro blocos, que se subdividem em nove temas na qual serão inseridos os questionamentos detalhados a cima.

Baixe GRATUITAMENTE nosso quadro e comece agora mesmo a concretizar sua ideia de negócio.