Marketing digital para academias. Conheça os 04 principais erros que as academias cometem na web.

Marketing digital para academias. Conheça os 04 principais erros que as academias cometem na web.

Conheça os principais erros cometidos no marketing digital de academias e previna-se.

 

Com a forte concorrência entre as academias todas querem estar presentes na internet para mostrar seu diferencial, porém a ausência de um planejamento e o conhecimento escasso sobre marketing digital resulta em uma séria de ações deliberadas. Veja os principais erros cometidos no marketing digital de academias.

 

Hoje para as academias, a internet se transformou em uma ferramenta indispensável na captação de novos alunos e retenção de clientes, auxiliando diretamente no processo de matrículas e tornando-se também o principal meio de comunicação com seu público alvo.

Ainda é muito comum encontrar páginas e sites comerciais de academias negligenciados por seus proprietários. Não gerenciar suas ações dentro da internet pode ocasionar em uma série de erros, alguns possíveis de corrigir, porém outros impactarão de forma negativa a credibilidade do seu negócio, resultando em perda de clientes e até mesmo em processos jurídicos.

Listamos os principais erros mais impactantes, na execução do marketing digital de uma academia, e mostraremos também como prevenir essas ações errôneas que causam prejuízos ao seu negócio. Confira:

  1. Uso indevido de imagem

Fotografar e filmar o cotidiano dentro das academias e publicar em redes sociais é uma ação muito válida para aumentar o engajamento com seu público, é uma forma de fazer relacionamento com seus clientes e mostrar para o mercado sua proposta de valor.

Porém utilizar imagens dos seus alunos sem autorização nas páginas comerciais da sua academia é considerado uma prática contra lei, previsto na Lei de nº 5.988/73 (art. 49, I, f) – Código Civil brasileiro (art. 159). Publicar ou compartilhar fotos e vídeos dos alunos sem a devida autorização é crime com retratação de indenização, que será calculada de acordo com os danos morais sofridos.

Para evitar uma ação judicial ou qualquer mal-estar em relação à exibição de imagem de pessoas nas redes sociais da sua academia você pode utilizar dois recursos, o primeiro é adotar um Termo De Autorização De Imagem, com esse termo você terá direito a veiculação gratuita de imagem de terceiros. Deixamos AQUI um modelo generalizado que você poderá adotar no seu negócio. O segundo método, mais simples é incluir uma cláusula no contrato de prestação de serviço, onde no ato da matrícula o aluno fica ciente e autoriza o uso de sua imagem dentro dos canais online da sua academia.

  1. Fazer sorteios sem autorização da CEF

Algumas academias utilizam a distribuição de prêmios em sorteios com a finalidade de aumentar o engajamento nas suas páginas dentro da internet, porém a prática é proibida pelo Ministério da Fazenda. Empresas só poderão realizar sorteios ou realizar distribuição de brindes e prêmios nas redes sociais com a autorização da Caixa Econômica Federal (CEF).

O pedido deve ser realizado em alguma agência da CEF, por meio de ofício ou carta, se comprovada qualquer irregularidade no sorteio a academia poderá sofrer multa de até 100% do valor do prêmio ofertado e ser proibida de realizar promoções por até dois anos, além de ter sua credibilidade comercial abalada.

  1. Direitos autorais

A procura por informações dentro da internet aumenta a cada dia, tornando essa ferramenta uma fonte de distribuição de conteúdos seja em forma de artigos, infográficos, ebooks ou até mesmo post’s em redes sociais.  Ser referência dentro da internet com produção de conteúdo relevante é uma excelente estratégia de marketing digital para captação de novos clientes, e que você poderá adotar na sua academia.

Alguns cuidados devem ser tomados quanto à produção de conteúdo e suas fontes. Publicar na internet conteúdos que não forem produzidos ou comprados por sua empresa terão que ter suas fonte e autores informados, caso não seja feito é considerado plágio ou roubo de propriedade intelectual, que é considerado crime previsto na Lei nº.  9.610/1998 – Dos Direitos Autorais.

  1. Ausência de editorial

A maioria das academias atualmente pratica o marketing digital de forma operacional, ou seja, de maneira deliberada, sem definição de objetivos e estratégias. O conteúdo apresentado nos canais online é feito de forma aleatória, sem uma definição prévia de editorial. Geralmente são academias que possuem foco somente nas métricas de ego (curtidas e compartilhamentos) e que não realizam a leitura dos dados e não avaliam o impacto que suas ações nas vendas.

Para potencializar a geração de negócios da sua academia dentro da internet não basta possuir site e redes sociais, é preciso ter conteúdos de qualidade e relevância para seu público alvo. Um editorial permitirá organizar estrategicamente todas as suas ações dentro da internet, traçando os objetivos que impactarão não somente nas matrículas como na retenção de clientes e aumento da competitividade.

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