O sucesso que o marketing digital vem obtendo nos ambientes corporativos vai além das apresentações nas páginas de web e curtidas nas redes sociais, ela se dá por ser uma excelente ferramenta de otimização de estratégias para potencializar os resultados comerciais.
Compare as diferenças entre o marketing digital OPERACIONAL x RESULTADO, e descubra a maneira mais eficiente de trabalhar as estratégias digitais dentro do seu negócio.
Marketing Digital Operacional
O marketing digital é denominado de operacional quando é aplicado de maneira deliberada, sem definição de objetivos e estratégias.
Tem como foco as MÉTRICAS DE EGO ou métricas de vaidade, e valorizam somente as curtidas e seguidores.
O conteúdo é apresentado de maneira aleatória sem definição de editorial, não é realizada a leitura dos dados e com isso não se sabe como as ações aplicadas impactaram nas vendas.
Marketing Digital de RESULTADO
O marketing digital de RESULTADO é realizado de maneira estratégica e tem foco nos resultados, ou seja, na geração de lucro e valor para sua empresa.
O objetivo maior do marketing digital é trabalhar as diferentes ferramentas como: conteúdos memoráveis, anúncios, Seo, entre outras, para atrair novos clientes e gerar mais oportunidades de negócio para sua empresa.
Essa ferramenta digital utiliza todos os canais de comunicação online disponíveis em um único objetivo: potencializar as vendas.
Como funciona o Marketing Digital de Resultado?
O processo é realizado em cinco etapas:
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Atração
Atrair tráfico para o site da empresa é a primeira etapa do processo, sem audiência o resto do processo não funcionará. Para obter resultados relevantes, deve-se investir na produção de conteúdo de valor e relevante para o público alvo, anúncios e técnicas de Seo.
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Conversão
De nada adianta uma audiência se não conseguir comunicar-se com ela. Nessa etapa do processo é realizada a captação de dados dos visitantes para iniciar um relacionamento. Essa captação é realizada através das Landing Pages, que são páginas de conversão dos visitantes e Leads (prospectos) qualificados.
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Relacionamento
É na etapa do relacionamento que os Leads são conduzidos para venda através da interação. Trabalhar conteúdo relevante, através de campanhas de email marketing e mídias sociais, é uma das maneiras de se relacionar com seu público.
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Vendas
Com o Lead já trabalhado e qualificado no funil de vendas é o momento de fazer a oferta irresistível do seu produto ou serviço. Defina o perfil dos Leads e filtre-os para trabalhar juntamente com a equipe de vendas.
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Análise
Colha os dados e analise os resultados obtidos para fazer os ajustes necessários. Essa fase permite o aprendizado como um todo, bem como a evolução e o aperfeiçoamento contínuo do processo. São necessárias análises diárias do tráfego, ajustes semanais e análises mensais profundas.
Principais vantagens do Marketing Digital de Resultado
- Atrai mais visitantes para seus canais.
- Trabalha conteúdo valor para sua audiência.
- Permite segmentar seu público.
- Faz captação de pessoas interessadas em seu negócio (lead).
- Permite a mensuração dos resultados obtidos.
- Potencializa as vendas do seu negócio.
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