Veja como funciona a nova ferramenta Facebook Marketplace para compra e venda de produto e serviços.
Facebook anunciou nessa segunda ,22, o lançamento do Marketplace no Brasil.
O novo recurso é um canal de vendas, similar as plataformas OlX e Mercado Livre, e traz uma maneira fácil e conveniente para comprar e vender produtos dentro da internet.
A novidade está sendo liberada gradativamente para os usuários Brasileiros. Mas já tem a eficácia comprovada em mais de 47 países como Reino Unido Reino, Estados Unidos e Uruguai.
O Facebook Marketplace vem tornar mais seguras, as transações comerciais que já acontecem dentro da rede social, especificamente nos grupos de compra e que atraem mais de 550 milhões de membros.
“Sabemos que as pessoas já usam o Facebook para comprar e vender entre elas em suas comunidades e, agora, estamos tornando esse processo mais fácil”, afirmou Karandeep Anand, diretor de gestão de produto do Marketplace.
Onde localizar no Facebook?
O Marketplace está disponível tanto no aplicativo do Facebook, como em desktops e tablets.
Procure na parte inferior do aplicativo no iOS ou na parte superior do aplicativo no Android.
Se estiver usando um navegador da Web, você encontrará o Marketplace no lado esquerdo da página do Facebook.
Que tipos de produtos poderão ser negociados no Facebook Marketplace?
No Facebook Marketplace você poderá comprar e vender serviços e itens variados como: aluguel, roupas, TVs e até carros e imóveis, tanto novos como usados.
Importante lembrar que você precisar ter 18 anos ou mais, para comprar e vender no Marketplace.
Como utilizar a ferramenta Marketplace no Facebook?
Se você deseja comprar algum item, basta entrar no Marketplace e utilizar o campo de pesquisa e filtros, para encontrar resultados por: local, categoria ou preço.
Outra vantagem da plataforma é a possibilidade de ver os anúncios de pessoas que estão próximos a você, com base em dados coletados pelo aplicativo do Facebook do GPS do seu smartphone.
Mas se o seu interesse for vender algum produto, é fácil anunciar.
Basta tirar algumas fotos, fazer uma descrição completa e honesta do item a ser ofertado e inserir o preço.
E pronto! Seu produto já está sendo divulgado dentro da rede social.
Você também pode usar o Messenger para falar com as pessoas interessadas na sua oferta, para negociar formas de pagamento e envio. Já que o Facebook Marketplace não realiza o intermédio dos pagamentos das transações.
Anúncios no Facebook Marketplace.
O Facebook ainda não divulgou se pretende fazer anúncios com destaque. Porém, a rede social não descarta essa possibilidade de monetização da plataforma.
O Facebook Marketplace também não cobra pelo intermédio das negociações dentro da plataforma. O objetivo da ferramenta é oferecer mais benefícios e gerar boas oportunidades para seus mais de 102 milhões de usuários brasileiros.
Segurança nas transações
O Facebook Marketplace não permite a venda de itens ilegais ou roubados. Por isso, vai oferecer uma lista completa do que não pode ser negociado dentro do canal.
Em caso de suspeitas de fraudes, o Facebook vai permitir que os usuários possam denunciar como suspeitas, as publicações de produtos inadequados ou falsos.
A plataforma ainda vai disponibilizar um canal com dicas de segurança e política de comercialização. Orientando seus usuários a se precaverem e denunciarem quem tente quebrar os padrões.
Em breve mais informações sobre Facebook Marketplace no site www.facebook.com/marketplace