Empreendedoras reais – A carioca de alma potiguar, Luciana Cavalcante.

Empreendedoras reais – A carioca de alma potiguar, Luciana Cavalcante.

Luciana Cavalcante, proprietária de uma das mais premiadas franquias da Wise Up, fala da sua trajetória profissional e dos desafios que enfrentou para garantir seu espaço no mercado, em um mundo machista.

Liderança é uma palavra que define muito bem a empresária carioca Luciana Cavalcante que veio para Natal há quase 15 anos, abraçando a oportunidade de empreender. Formada em jornalismo pela PUC/RJ, possui especialização em Marketing na ESPM/RJ e MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RN. Iniciou sua história com a Wise Up há 20 anos, começou no setor de atendimento passando pelo administrativo, treinamento de equipe até auditoria, e hoje possui uma das mais reconhecidas e premiadas franquias da marca.

Em 2003, durante uma viagem de férias com a família para cidade de Natal, a visionária empreendedora observou uma oportunidade de investir no mercado potiguar.

“Ao chegar aqui, olhei pra todos os lados, vi que a cidade já tinha a maioria dos cursos de inglês, mas não a Wise UP. Liguei pro Flávio Augusto, disse que que queria abrir uma Franquia em Natal, ele mandou voltar, porque o sol estava derretendo meus miolos”

Seguindo sua intuição Luciana mudou do Rio para Natal, em agosto do mesmo ano, com o marido e a filha de 1 ano.

“Foi um período muito difícil, longe da família, numa cidade totalmente diferente, aos poucos tudo foi se encaixando, fui conhecendo pessoas muito especiais e aprendendo muito a cada novo desafio.”

Casada há 18 anos, Luciana tem hoje uma filha de 15 anos e um filho de 9 anos. É uma mãe muito presente que não abre mão de estar com sua família, mas para isso pudesse acontecer teve que diversas vezes levar trabalho para casa.

“Minha primeira equipe está em casa, por isso não abro mão de alinhar os objetivos e metas com marido e filhos,”

Turnos duplos ou triplos de trabalho é o que enfrentam muitas mulheres que conseguem se destacar no mercado ainda muito machista.

“Nosso esforço pra conseguir ter um mesmo espaço é infinitamente maior. Mas depois que temos espaço, ninguém nos segura. Chegamos aonde queremos.”

Como empresária Luciana é extremamente competente e criteriosa, faz questão de selecionar com exímio cada novo colaborador. Hoje ela se orgulha de liderar uma equipe comprometida e alinhada que lhe dá segurança e liberdade para trabalhar.

Uma carreira marcada por muita entrega e trabalho duro traduz a personalidade de uma mulher forte que não se curva diante dos obstáculos e que cresce a cada novo desafio.

“Não sou de ficar me vitimizando. Cada dificuldade tem um aprendizado que faz valer a pena. Sempre fui de trabalhar muito mais do que deveria, nunca pedi hora extra, via como uma oportunidade de aprender mais do que os outros. Acho que hoje conquistei muito mais do que pessoas, homens e mulheres, que perderam tempo reclamando. Detesto reclamações.”

Para Luciana o segredo do sucesso reside no equilíbrio e na busca incessante por melhores resultados, e deixa uma mensagem para todas as mulheres que pretendem encarrar o empreendedorismo.

“Não é fácil. Conciliar família e trabalho é uma tarefa cansativa e desafiadora, mas extremamente gratificante. O melhor de tudo é saber que damos conta sempre. Firmeza com delicadeza. Pulso forte com sensibilidade e uma visão do todo inigualável.”