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Bettina. A publicidade feita para gerar memes propositais?

Quem aí não viu o vídeo da Betina de 22 anos que acumulou mais de um milhão de reais? Ou então viu algum meme envolvendo o caso? E até mesmo explicações sobre Bettina ser ou não uma fraude?

Distribuído de forma massiva, a milionária Bettina Rudolph, que não é uma invenção da internet, convida os usuários a descobrir o segredo dos investimentos na bolsa de valores. O vídeo da empresa Empiricus, anunciado no YouTube, teve um alcance nacional extraordinário. Ficando chato por sinal. Ninguém aguentava mais ver a Bettina. Até que ela virou um meme, daí passou a ser um dos assuntos mais falados da internet.

Foi então, que a nossa equipe chegou à seguinte conclusão. A publicidade digital que envolve Bettina foi feita para criar um meme intencional. Isso mesmo, intencional! Nós sabemos que o poder dos memes é extraordinário. Eles trazem aquela pitada de humor nos assuntos com grande Hype na internet. E de forma contagiante vão se espalhando pelas redes sociais, grupos de conversa da família, do trabalho, e por aí vai.

Então, propositalmente, Bettina foi transformada em meme e viralizou, alcançando uma audiência massiva, e o melhor, de forma orgânica. A jovem de 22 anos, mulher branca, bonita e agora rica, despertou em muitos um sentimento de pré-conceitos sob Bettina.Questionamentos sobre a veracidade da história, dos possíveis privilégios de classe de Bettina, da real capacidade que ela teria e de como teria conseguido virar uma milionária, vieram como enxurrada nas redes sociais. Comentários machistas e sexistas, justamente agora no mês das mulheres, que assuntos como esses entram cada vez mais em pauta de debates.

A campanha da Empiricus foi feita para despertar sentimentos, que viraram reações e muitas dessas reações foram utilizadas na segunda parte da campanha, a Resposta de Bettina. Um novo vídeo anunciado YouTube, veio como uma resposta a possível “crise”, onde Bettina enfatiza que tem 22 anos e que possui mais de um milhão de reais que conseguiu sozinha, e convida novamente a todos para saber como ela fez isso investindo na bolsa de valores.

E por que não seria verdade?

Depois que Bettina virou meme, diversas pessoas foram buscar saber sobre a história dela, da forma como enriqueceu, do investimento crescente na bolsa, e por fim da empresa que ela representa. Essa pode ser a real história de Bettina, que nos ensinou a pensar campanhas fora da caixa

Você também acredita que essa pode ser a verdadeira história de Bettina?

Verdade ou não, a campanha mexeu com os sentimentos do público e caiu na popularidade. É a ciência da emoção no marketing, que nos faz engajar e comprar.