05 Mulheres que fizeram história na tecnologia!

05 Mulheres que fizeram história na tecnologia!

Conhega algumas das mulheres mais importantes da história da tecnologia e seus grandes feitos.

Quando falamos em tecnologia e inovação, logo vem à mente o nome de alguns homens que entraram para o rol da fama, como Larry Page e Sergey Brin, criadores do Google.

Mas, nem só de Bill Gates’s e Mark Zuckerberg’s se desenvolveu a tecnologia.

As mulheres também desempenharam um papel importantíssimo na evolução tecnológica da qual todos nós somos dependentes.

Conheça agora 05 Mulheres Incríveis que fizeram história na área da tecnologia!

Ada Lovelace

Se você usa o computador, agradeça a Condessa de Lovelace!

Ada foi uma das precursoras das ciências da computação. Junto a Charles Baggage ajudou a desenvolver a primeira máquina analítica, considerada o antecedente dos computadores modernos.

Ela foi responsável pelo algorítimo que poderia ser usado para calcular funções matemáticas, porém seu algoritmo foi provado como correto anos depois de seu falecimento, quando finalmente chegaram os equipamentos necessários para essa verificação.

Hoje a linguagem de programação estruturada ganhou o nome “ADA”, em referência e homenagem à personagem mais representativa da história da tecnologia.

Grace Hopper

Grace foi uma pioneira de grandes feitos na tecnologia!

Trabalhou programando o primeiro computador de grande capacidade, o Mark I. Durante a programação do Marl II criou o termo “bug” que até hoje associamos aos problemas no software. Criou a linguagem Flow-Matic, a primeira linguagem de programação assemelhada ao inglês.

Fez parte da equipe que desenvolveu o primeiro computador comercial fabricado nos Estados Unidos. Foi uma das criadoras do COBOL, uma linguagem de programação para bancos de dados comerciais.

Radia Perlman

Radia é considerada a “Mãe da Internet”. Ativamente inovadora possui mais de 100 patentes na área da computação.

Ela criou o protocolo Spanning Tree (STP), uma linguagem da Internet usada para comunicação entre computadores. Ou seja, a possibilidade de poder visitar nossos sites favoritos todos os dias. Já as suas inovações em roteamento de rede tornaram a Internet de hoje mais forte.

Carol Shaw

Citada como a primeira mulher a trabalhar na indústria dos games, Carol Shaw foi uma das funcionárias originais da Atari. Carol também criou um dos jogos mais emblemáticos e inovadores da história, o “River Raid”.

Ela também é responsável pelos games clássicos como 3D Tic Tac Toe, Super Breakout e Happy Trails.

Em 2017 recebeu o prêmio de Ícone da Industria, dado pela The Game Awards, graças ao seu imenso trabalho e legado deixado no desenvolvimento de jogos.

Marissa Mayer

Marissa Mayer foi a primeira engenheira do Google. Seu trabalho no Google Maps, Google Books, Google Images e Gmail ajudou a plataforma a se tornar a número 1 de pesquisa no mundo.

Marissa Mayer trabalhou na Google durante 13 anos, entre 1999 e 2012, quando deixou a gigante das buscas para tentar reerguer a Yahoo.

Ela permaneceu como presidente-executiva da Yahoo durante cinco anos, deixando o cargo em 2017, quando a companhia foi vendida para a Verizon.

Cinco mentes inovadoras, dentre tantas outras mulheres que ajudaram a criar e desenvolver novas tecnologias.

Todas elas mecerem seu devido reconhecido, para que sejam fonte de inspiração para as novas gerações.