Qual o tipo de site ideal para meu negócio?

Qual o tipo de site ideal para meu negócio?

Conheça os tipos de sites existentes no mercado digital e descubra qual modelo atende as necessidades do seu negócio.

Um site ideal é aquele que atende as necessidades digitais do um determinado negócio.

A escolha correta do modelo, layout e conteúdo são fundamentais para atingir seu público alvo e conquistar seu objetivo, seja ele vender um produto, um serviço ou uma ideia.  

Desde a criação do primeiro site o The Project, criado em 1991 por Tim Berners-Lee, e acreditem o site ainda funciona (http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html), muita coisa mudou.

De sites estáticos e sem imagens, hoje temos sites dinâmicos e atrativos desenvolvidos para oferecer a melhor experiência em navegação para os usuários.

São diversos formatos que atendem objetivos diferentes, e conhece-los irá ajudar na escolha do site que melhor representa o seu negócio, aumentando as chances de conversão. Confira!

  • Site one-page

Os sites one-page são sites de layout de uma única página. Esse formato é indicado para quem tem um negócio com pouco conteúdo e precisa apresentá-lo de forma simples, organizada e sequencial.

A estrutura do site one-page é composta de um menu, que quando clicado desliza até a opção desejada.

São ideais para apresentação institucional da sua empresa ou a venda de um serviço único.

Os sites one-pages podem ser dinâmicos, com movimentos e efeitos, além de conteúdos variados como fotos e vídeos.

Mas fique atento! Não é indicado colocar muita informação nesse tipo de site, pois o carregamento pode ficar lento comprometendo a experiência do usuário.

  • Sites multipage

Agora se você possui muita informação para apresentar para seu cliente, com soluções e conteúdos variados, o ideal é um site multipage.

Geralmente os sites multipages são grandes, possuem várias abas com subseções para dividir informações e conteúdo, como o site da Marketing Real, por exemplo.

Uma vantagem desse formato de site é que oferecem aos usuários um mapa visual de onde ir, além de possuir vários pontos de entrada como página de apresentação, soluções, blog, contato, entre outros.

Eles fornecem melhor controle sobre SEO para um bom posicionamento nas plataformas de pesquisa, pois oferecem uma melhor chance de classificar as palavras-chave.

  • E-commerce

O e-commerce nada mais é que uma loja virtual que realiza a venda de produtos através de transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas.

Um site é considerado e-commerce quando ele oferece produtos de uma única empresa, com opções de pagamentos que podem variar desde boletos, a cartão de crédito a API de pagamento como PagSeguro e PayPal, por exemplo.

Nesse tipo de site você pode vender desde livros, a roupas, perfumes, comidas, veículos, entre outros produtos, além de realizar o atendimento ao cliente.

  • Marketplace

O marketplace é uma plataforma e-commerce onde várias empresas podem vender seus produtos e serviços, como a Amazon, NetShoes, Air BNBe Americanas, por exemplo.

Nessa plataforma são intermediadas o processo de venda, cobrança e de responsabilidade sobre a garantia da entrega e da qualidade do produto vendido.

Os custos para um marketplace online são muito menores do que para um modelo de negócio tradicional.

Ou seja, se você está iniciando um negócio e tem pouco investimento você conseguirá aumentar suas vendas de forma exponencial, com retornos interessantes.

  • Blogs

O Blog é um formato de site mais utilizado para quem deseja trabalhar conteúdos mais densos sobre determinado nicho de mercado, produtos ou serviços.

Um blog pode ser feito para trabalhar diversos segmentos como culinária, política, educacional, ente tantos outros, e podem conter conteúdos variados e mesclados de texto, fotos e vídeos.

Com um blog você pode, ou não, trabalhar estratégias de Inboud Marketing para atrair seu público e captar leads.

O blog também pode ser inserido dentro de outros sites, como multipages e e-commerces e é muito utilizado por empresas que desejam educar seu púbico na jornada de compra.

  • Portais

Os portais são sites mais robustos que reúnem bastante informação, e podem tratar de assuntos diversos como música, tecnologia, educação ou notícias.

Os modelos de site portal possuem uma navegação simples e agradável que ajuda a construir e estreitar o relacionamento entre o produtor do conteúdo e seu público.

Esse tipo de site é ideal se o seu negócio vende informação, como o G1, Yahoo e etc.

  • Hot site

Um Hot Site é um site temporário bastante usado para a realizar ações pontuais de marketing ou comunicação, como a divulgação de um evento ou lançamento de um produto.

Os Hot sites são formados, geralmente, por apenas uma página e podem direcionar o público para o site principal ou página de pagamento, dependendo do seu objetivo.

Então se você vai lançar um seminário, curso ou realizar uma festa esse é o tipo de site ideal para seu negócio.

  • Landing Pages

Já as Landing Pages não são especificamente um site, mas sim uma página de captura focada em arrecadar informações das pessoas que estão interessadas em um determinado produto ou serviço.

As landing pages tem o objetivo apresentar em uma única página informações relevantes sobre um assunto, e possuem um botão de captura para poder gerar um lead.

Essas páginas de captura podem estar conectadas ao site principal do seu negócio e também serem utilizadas em campanhas no Google e redes sociais com links patrocinados.

Agora que você já conheceu os principais formatos de site existentes e suas respectivas funcionalidades é hora de pôr a mão na massa e planejar como será o seu novo site.

Agora vem uma nova fase de planejamento do que não pode faltar na construção de um site.

Mas se você ainda não tem certeza que seu negócio precisa ou não de um site, veja aqui como essa ferramenta pode ajudar na divulgação da sua empresa, na fortificação da sua marca e na captação de novos negócios.